Home

A ÓTICA DO PANTANAL VIAJANDO DE MOTOCICLETA

Fotografias: Wera Hoekstra / Átila Fonseca
Texto: Átila Fonseca

Amigos!
Acabo de passar pelo Pantanal (MS) para verificar detalhes de um de nossos roteiros em moto (link ao final) e aproveito para compartilhar alguns relatos e fotografias com vocês.

Como um inveterado amante da natureza claro que emocionei-me no meio de tantos bichos soltos!

Os animais
Eles são as estrelas da região! E são muitos… 650 espécies de aves… 80 de mamíferos! A viagem por lá é um safári. Atenção redobrada na pista, velocidade máxima de 80Km/h e mão sempre no freio.

Para ver várias espécies, a dica é dedicar tempo. Mínimo 2 ou 3 dias na região… os bichos estão soltos na natureza, então não há hora nem local definido para encontrá-los

É emocionante assistir à um tamanduá-bandeira (ou qualquer outro animal) cruzar por você tranquilamente por uma estradinha no meio do Pantanal… quando um tranquilo passeio Off Road, nos faz relembrar a beleza das coisas simples… faz valer à pena cada quilômetro para ter chegado ali.

Estradas pavimentadas e boas hospedagens
Foi-se o tempo em que não havia boa infra no Pantanal Sul. Hoje o asfalto chega até Corumbá, divisa com a Bolívia, e há boa hospedagem e gastronomia. Visitei várias pousadas em fazendas. As melhores seguem estilo bem rústico (não espere acabamentos finos) e com ótimo atendimento e capricho nas refeições. Hospedar-se nas fazendas é perfeito para conviver com as pessoas locais, realizar passeios guiados, safáris fotográficos e, claro, ouvir as histórias na hora do jantar.

Os acessos às fazendas são feitos por estradas não pavimentadas, o que eleva o nível de aventura e nos aproxima da bicharada… E como bicho não é bobo, é nas fazendas que encontramos alguns exemplares vivendo uma vida farta perto do homem.

Estrangeiros na região e um casal muito especial

Encontrei vários estrangeiros. Especialmente europeus e americanos. Na passagem por Bonito conheci o casal Friso e Wera.
Ela alemã e ele descendente de Holandeses. Viajam há 11 meses pela América do Sul numa van preparada por eles mesmos… com cama, banheiro e chuveiro… registram tudo num site (www.entdeckungsreise.jimdo.com). A afinidade aconteceu e resolvemos viajar juntos pelo Pantanal. Resultado: ganhei dois amigos , um carro de apoio e comecei a sair nas fotos! …

Dessas oportunidades que só aparecem na vida da gente porque decidimos sair de casa e viajar

E concluindo…
Faltou contar-lhes muito… a famosa Estrada-Parque, atoleiro no barro, pontes quebradas, etc.. Fica para outra oportunidade.

Meu desejo é que incluam esta magnífica região nos seus planos de viagem, com seus amigos queridos e familiares! É a maior planície alagada do planeta. Procurada por muitos estrangeiros. E fica aqui mesmo… no Brasil! Fico feliz em compartilhar informações da região com quem quiser.

A regra geral diz que as viagens são ricas em novas experiências…
viajar pelo Pantanal é uma versão turbinada dessa regra!

Partiremos em roteiro para lá em Outubro através da Boxer Moto Adventure.

Veja no link www.boxeradventure.com.br

Grande abraço e boas aventuras!

Átila Fonseca
atila@boxeradventure.com.br

Anúncios

Deixe um comentário / Leave your message

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s